RECANTO PEPITA DA SERRA

RECANTO PEPITA DA SERRA

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O rito da montanha sagrada

O rito da montanha sagrada

Izan Petterle - 23/07/2008

Foto: O Morro do Japão

19 de julho de 2008 O Morro do Japão, localizado no município de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é uma das montanhas sagradas do budismo. Dentro de uma área de preservação de 2.300 hectares nasceu a Terra da Paz. O monge Shogyo Gustavo Pinto pretende erguer aqui uma imagem gigantesca de Buda - uma homenagem ao Buda de Bamyan do Afeganistão que foi destruído pelos Talebans. Nesse local, de tempos em tempos, repete-se o ritual da circunvolução da montanha, um dos mais antigos rituais budistas realizado durante a noite de lua cheia.

Foto: Buda do Oeste

A viagem para chegarmos à sede da fazenda, onde está localizada essa extraordinária reserva e patrimônio ambiental, é marcada por descaminhos. Antes de chegar, ao anoitecer, nos perdemos em encruzilhadas de estradas arenosas do cerrado rumo à montanha sagrada. A lua cheia estava brilhando sobre o cerrado e sobre a montanha ao fundo. Por uma incrível coincidência, hoje, na tradição hindu, acontece a Lua Cheia do Guru, o Gurupurnima.



Acordamos às 4h. Logo na saída, um voto de silêncio aos participantes. Só Shogyo falou quando paramos para conhecer os quatro pontos cardeais da montanha e os quatro Budas que lá habitam. Durante o longo caminho (são mais de quatro horas de caminhada) o monge Shogyo Gustavo Pinto pronunciou palavras de sabedoria e entoou mantras que parecem sair da montanha, ensinando-nos a viver melhor e mais leves. Suas mensagens são de caráter filosófico e visam a uma melhor compreensão da humanidade e da natureza.

fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/96166_comentarios.shtml?8166701

Nenhum comentário:

Postar um comentário